-
Arquitetos: Dan and Hila Israelevitz Architects
- Área: 800 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Oded Smadar
Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa emerge de um terreno alto, linear e livre de qualquer empecilho. É acessada por um nível inferior, como se entrasse pelo casco de um navio. A casa projetada por Dan e Hila Israelevitz, proprietários da Israelevitz Architects, é diferente do usual. Graças ao uso criativo da topografia e das características do entorno, os arquitetos criaram um ambiente de estar marcante que mexe com a alma e o coração. O cliente, dono de uma construtora de sucesso, queria criar uma experiência de vida diferente e única para sua família, com isso, procurou o Israelevitz Architects para projetar sua nova casa no coração de um assentamento rural com vista para uma reserva natural e selvagem.
"O terreno foi liberado para construção nos últimos anos e a casa foi feita como a maioria das residências próximas, com dois andares", diz o arquiteto Dan Israelevitz. “Optamos por criar algo diferente e a configuração da estrutura decorre da disposição do terreno. A estrutura é holística e integra-se harmoniosamente com o entorno graças ao aproveitamento do solo existente, com mínimo impacto ou alteração do terreno. O pavimento habitável é visível e está localizado no nível do solo e da rua. O acesso é feito pela entrada situada abaixo dele."
O resultado é ultramoderno, quase museológico: "Como em todos os nossos projetos, também tentamos criar uma arquitetura que toca a alma e entra no coração. As casas não precisam se parecer com casas. Na fase de projeto, imaginamos o pavimento de estar como uma caixa retangular que se conecta ao solo e continua como um elemento flutuante no ar porque o pavimento de entrada abaixo dele é construído de forma mais recuada, para dentro do terreno. Se você olhar para a casa de frente, parece que há mais nela do que aparenta, mas quando você se aproxima da entrada, a estrutura se revela em toda a sua glória, e o drama também começa. A treliça, assim como a luz natural que entra no volume, se modifica ao longo do dia de acordo com a localização das aberturas e sua geometria, são duas camadas adicionais que tornam a casa um elemento vivo e dinâmico."
Os arquitetos optaram por cobrir as fachadas voltadas para as outras casas e para a rua com treliças de madeira que garantem a privacidade dos usuários. Já a ala pública enquadra uma reserva natural selvagem e virgem que se revela através das grandes aberturas. Outro elemento arquitetônico de destaque é o volume de concreto que envolve a estrutura com aberturas de diferentes diâmetros, servindo como uma pérgula embutida por onde passa uma quantidade controlada de luz. Os visitantes são recebidos por uma praça de entrada, uma espécie de pátio, cercada por espelhos d'água nos quais foram plantados choupos maduros italianos. Suas copas protegem a visão da ala dos pais permitindo privacidade. A casa parece estar flutuando sobre a água.
O hall revela uma visão igualmente poderosa e emotiva. A sensação é semelhante à de entrar no bojo de um navio, antes de embarcar no convés superior. Neste andar, localizamos uma academia e um home theater para os membros da família, além de uma marcante escadaria que leva ao pavimento de estar. Este é fechado de um lado por uma parede de pedra bruta que fornece calor e, do outro lado, por um guarda-corpo minimalista, feito de cabos de aço inoxidável. Uma parede de vidro voltada para o jardim dá as boas-vindas a quem entra no andar. A ala pública com cozinha, sala de jantar e sala de estar oferece vista para a reserva natural. Do outro lado está a ala privada com suítes infantis e o quarto principal dos pais.
O chão foi revestido com porcelanato extra grande (1,6 X 3,2 m). A cozinha é paralela e consiste em uma fachada de armários altos revestidos com lâminas de madeira, seguidos por uma longa ilha voltada para o jardim, coberta por uma superfície escura de pedra Brescia Imperial. No centro da sala, uma biblioteca combina nichos abertos com estantes metálicas flexíveis que se movem sobre trilhos, além das fachadas opacas com acabamento em epóxi. A mesa de jantar é composta por uma superfície de pedra Carrara e pernas de metal preto, sobre as quais pende uma luminária de latão. Outro motivo de destaque neste espaço é um cubo retangular revestido com corian canelado que contém o banheiro e os lavabos. A iluminação neste andar ecoa e reflete a arquitetura e o layout do interior.
O quarto principal foi projetado com cores marcantes. Grandes peças de porcelanato foram escolhidas para o banheiro. O armário do banheiro é feito em corian e tem no centro uma pia embutida. As fachadas são pintadas em tons metálicos. A parede atrás da cama é revestida em pedra natural.